A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade médica voltada para o tratamento de condições e doenças da face, da boca, do maxilar e do crânio. Esses procedimentos incluem cirurgias para corrigir deformidades faciais, reparar fraturas ósseas, remover tumores e cistos, reconstruir o maxilar e mandíbula, e tratar problemas dentofaciais, como a displasia do maxilar. A cirurgia bucomaxilofacial é realizada por cirurgiões especializados.
Após a realização do procedimento cirúrgico, vem a fase pós-operatória. Essa área evoluiu muito e, em diversos casos, o paciente é capaz de voltar à rotina em um período de duas semanas. Ainda assim, no pós-operatórios da cirurgia bucomaxilofacial é bastante delicado e o paciente pode sentir dor, inchaço, hematomas, desconforto, dificuldade de mastigação, alterações na fala, sangramento e perda de sensibilidade nos tecidos e nos dentes.
Para que a recuperação ocorra da melhor forma possível é importante seguir algumas orientações:
Controlar a dor: é comum sentir dor e desconforto após a cirurgia, por isso é importante tomar os analgésicos prescritos pelo médico.
Cuidado com a alimentação: a alimentação deve ser pastosa. Deve-se evitar alimentos duros ou crocantes e alimentos quentes ou frios.
Limpeza bucal: é importante manter a higiene bucal antes e após a cirurgia, usando uma escova de dentes macia e fio dental. É recomendável evitar escovar a área operada nos primeiros dias após a cirurgia.
Repouso: é importante evitar exercícios físicos intensos e evitar dormir de lado no lado operado.
Reabilitação de fala e de mastigação: após a cirurgia bucomaxilofacial pode ser realizada por meio de terapias específicas, adaptando os exercícios às necessidades individuais. Geralmente, esse processo envolverá terapias verbais, técnicas de mastigação, exercícios para promover a saúde da articulação temporomandibular e atividades vocabulares para melhorar a dicção.
Seguir as instruções médicas: é importante seguir as instruções quanto ao uso de medicamentos, tempo de repouso, cuidados com a incisão e outros cuidados pós-operatórios.
É importante destacar que essas são medidas gerais, e os cuidados pós-operatórios específicos podem variar dependendo do tipo de cirurgia e do estado geral de saúde do paciente.